segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

QUÍMICA (Legião Urbana)


QUÍMICA
Estou trancado em casa, não posso sair
Papai já disse, tenho que passar
Nem música eu posso mais ouvir
E assim não posso nem me concentrar
Não saco nada de Física
Literatura ou Gramática
Só gosto de Educação Sexual
E eu odeio química
Não posso nem tentar me divertir
O tempo todo eu tenho que estudar
Fico só pensando se eu vou conseguir
Passar na p... do vestibular
Chegou a nova leva de aprendizes
Chegou a vez do nosso ritual
E se você quiser entrar na tribo
Aqui no nosso Belsen tropical
Ter carro do ano, TV a cores, pagar imposto, ter pistolão.
Ter filho na escola, férias na Europa,
Conta bancária, comprar feijão
Ser responsável, cristão convicto,
Cidadão modelo, burguês padrão
Você tem de passar no vestibular.
RENATO RUSSO, CD QUE PAÍS É ESTE
LEGIÃO URBANA,1987

A música “Química” é praticamente um hino de protesto dos alunos que não vêem sentido nas disciplinas escolares, especialmente na Química. Os discentes concebem a educação formal somente como um amargo ritual de iniciação necessário para passar no vestibular de modo a possuir uma vida digna futuramente. Esse fato não é nenhuma surpresa para professores/educadores, já que boa parte dos alunos apresenta um baixo desempenho na escola, e recentes estudos em neurociências comprovam que o modo como aprendemos nem sempre se ajusta ao ensino que nos é proporcionado. Deste modo, para continuar a formar alunos e profissionais competitivos- na universidade, na economia, na tecnologia- precisamos repensar o entendimento de inteligência, reavaliar e reformular o sistema educacional brasileiro e reforçar o compromisso com o processo de ensino-aprendizagem.

Escute a música: Química (Legião Urbana)

Nenhum comentário: