segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A presença do Rádio na Escola


A maioria das pessoas em algum instante do dia escuta o rádio. Pode até não ser por sua espontânea vontade, mas não há como fugir, por exemplo, dentro de um carro, principalmente quando se trata de um táxi ou ônibus, percorremos nosso trajeto ao som de músicas populares; às vezes de madrugada já tem um vizinho ouvindo e “compartilhando” as primeiras notícias do dia; em outras ocasiões a própria pessoa sintoniza no programa de sua preferência. E nessa correria do dia a dia nem percebemos que o rádio não serve somente para nosso entretenimento, ele também é responsável pela informação e consequentemente pela formação de opinião. Por isso ao navegar pela internet encontrei várias iniciativas interessantes da inserção do rádio no projeto pedagógico de várias escolas espalhadas pelo Brasil, e decidi compartilhar. É importante observar que muitos projetos promovem resultados tão satisfatórios que não ficam restritos aos muros das escolas, mas fazem o intercâmbio com a comunidade por meio de rádios comunitárias, ou são projetos que pretendem fazer essa troca futuramente. Conheça algumas dessas iniciativas:

PROJETO NAS ONDAS DO AMBIENTE
O projeto Nas Ondas do Ambiente (acesse a página) tem o objetivo de promover o intercâmbio entre as escolas da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro e rádios comunitárias de modo a fortalecer os temas de rádio e meio ambiente.
O programa que começou a ser gerado em 2007, atingindo entre 2007 e 2008 quarenta e oito (48) unidades escolares (UEs) e pretende a partir de abril deste ano até o ano 2010 abranger um total de 136 UEs espalhadas pelos municípios do estado do Rio de Janeiro.
Desde que iniciou, o projeto Nas ondas do ambiente proporcionou as escolas a oportunidade de difundir o conteúdo produzido por elas por meio das rádios comunitárias, valorizando consequentemente a figura do professor. Além de “abrir os olhos” dos alunos para a importância do rádio e do meio ambiente.

PROJETO RÁDIO-ESCOLA
O projeto tem o objetivo de fazer do rádio um instrumento para a consolidação de escolas realmente cidadãs, contribuindo para que o rádio seja visto como um veículo de comunicação eficiente para tornar público o trabalho educacional. Assim como propicia o exercício da comunicação, aperfeiçoando a objetividade e a clareza de exposição do pensamento.
O projeto rádio-escola foi implantado em Vargem Grande Paulista (acesse a página) e em Sorocaba (acesse a página), estado de São Paulo.
No projeto rádio-escola de Vargem grande Paulista representantes de cada escola se ocupam em buscar notícias sobre seus bairros e acontecimentos importantes da cidade. Ações como essas evidenciam que o ato de aprender não se dá apenas nos limites da escola.

PROJETO FALA SÉRIO
O Projeto Fala Sério foi implantado no ano de 2003 na escola CIEP 115 (acesse a página), localizada na Baixada Fluminense-RJ, pelo radialista Jorge Moreno e pela educadora Cristiane Simplício com o objetivo inicial de trazer para a escola a interatividade que é inerente a este meio de comunicação para intensificar o diálogo entre alunos, professores, funcionários e a comunidade.
Os programas apresentados pela rádio discutem diversos temas, dentre eles estão: direitos da criança e do adolescente, direitos do consumidor, prevenção a DST’s, ao uso de drogas etc. Haja Vista que tais produções se estendem a sala de aula porque os alunos convidam os professores a discutirem os temas por elas abordados.

Nenhum comentário: